Russell Tyrone Jones (15 de novembro de 1968-13 de novembro de 2004), nasceu no Brooklyn e cresceu no bairro de Fort Greene. Um dos membros fundadores do Wu Tang Clan e o rei do drunken style. Sempre compartilhou o seu gosto pela música e pelos filmes de kung-fu com seus primos Robert Diggs (RZA) e Gary Grice (GZA). Os três se juntaram e formaram o Force Of The Imperial Master, que posteriormente se tornou conhecido como All in Together Now Crew.
Em 1990, ODB se tornou amigo íntimo do "5 Percenter", Shabazz Allah, "Slumlord Shabazz," enquanto ambos estavam residindo em Orlando, Florida. Os dois se tornaram inseparáveis e passavam várias horas escrevendo e trabalhando as suas rimas.
WU TANG CLAN
ODB junto a GZA e RZA mais 6 amigos se juntaram e formaram o Wu Tang Clan, e liberaram sua estréia Enter The Wu Tang 36 Chambers em 1993. O álbum recebeu enormes elogios da crítica, e hoje é amplamente considerado como um dos melhores e mais influentes álbuns dentre todos os gêneros a ser lançado na década de 90, bem como um dos melhores álbuns de rap de todos os tempos.
CARREIRA SOLO
A carreira solo de ODB teve início em 1995 com o lançamento do álbum Return 36 Chambers: The Dirty Version. O álbum foi impulsionado pelos hits Brooklyn Zoo e Shimmy Shimmy Ya e chegou a disco de ouro. O som do álbum foi tão cru quanto o álbum de estréia do Wu, e RZA produziu batidas ainda mais minimalistas para este álbum.
Nesse mesmo ano ele participou de um remix da Mariah Carey, Fantasy. O que pode ter parecido um improvável emparelhamento oportuno entre um artista de hip hop e um hot single pop.
Em 1997, ODB apareceu no segundo e mais bem sucedido comercialmente álbum do Wu Tang, Forever. No entanto, Jones apareceu menos vezes nesse álbum, ele contribuiu com uma música solo (Dog Shit), alguns "ganchos" (As High As Wu-Tang Get) e introduções (Triumph). Além dessas, ele participou nas músicas Maria e Reunited, e também em uma curta rima em Heaterz.
Em fevereiro de 1998, Jones testemunhou da janela do seu estúdio de gravação no Brooklyn um acidentede de carro. Ele e um amigo correram para o local do acidente e organizaram cerca de uma dúzia de pessoas que estavam no local para levantar o carro e conseguiram resgatar uma menina de 4 anos de dentro do veículo. Ela foi levada para o hospital com queimaduras de segundo e terceiro grau. Usando um nome falso, Jones visitou a menina no hospital, até que foi descoberto pelos orgãos de comunicação social.
A noite após o acidente Jones recebeu o prêmio de Música do Ano no Grammy Awards, e durante o discurso de recebimento do prêmio, começou a reclamar que tinha comprado roupas caras com a certeza que ganharia o prêmio de Melhor Álbum de Rap, prêmio que ele perdeu para Puff Daddy. Antes de ser escoltado para fora do local, ele disse ao público, "Não sei como é que vocês vêem, mas quando se trata de crianças, Wu Tang é para as crianças. Nós ensinamos as crianças, Puffy é bom, mas Wu Tang é melhor. Quero que vocês todos saibam que eu sou ODB, e eu amo vocês todos. PAZ!" Esse fato foi intensamente publicado na mídia mainstream.
Em abril de 1998, anunciou um novo nome artístico Big Baby Jesus (o primeiro de muitos nomes alternativos), mas nunca foi capaz de dar uma explicação coerente por mudar novamente logo depois.
Em 1999, encontrou tempo (já que havia sido preso) para liberar o seu segundo álbum Nigga Please. Esse álbum incluia o single Got Your Money, que se tornou muito bem sucedido nos EUA, assim como também em outros países, o single foi produzido por The Neptunes, e seu sucesso serviu como uma das principais produções para a dupla atingir o status que atualmente possui. O álbum ajudou também a cantora Kelis, que fez uma participação e passou a ter uma bem sucedida carreira solo após isso.
Em 2001, com Jones novamente na prisão pela posse de crack, o seu selo Elektra Recors, tomou a decisão de lançar um álbum com as melhores músicas (apesar de ODB ter lançado apenas dois álbuns), a fim de terminar o contrato com ele. Isso o incomodou, assim como o dinheiro que estavam ganhando em cima da publicidade gerada pelos seus problemas jurídicos. Após o contrato com a Elektra ter sido rescindido, lançou o álbum The Trials and Tribulations of Russel Jones, em 2002, pela D-3 Records. O álbum foi gravado sem a participação presente de ODB, usando os vocais que ele gravou antes de ser preso. A gravadora recrutou vários convidados, incluindo vários afiliados do Wu Tang Clan, C-Murder e Insane Clown Posse. No entanto, as críticas em torno do álbum foram fracos, assim como as vendas do mesmo.
O ano de 2003 trouxe uma mudança na vida de Ol Dirty Bastard. O dia em que foi solto da prisão, com Mariah Carey e Damon Dash ao seu lado, Jones assinou um contrato com a Roc-A-Fella Records, e iniciou um novo capitulo em sua vida. Vivendo na casa da sua mãe em prisão domiciliar, mesmo assim ele consegui ser a estrela de um especial da VH1, INSIDE OUT: ODB LIFE ON PAROLE. Ele também conseguiu gravar um novo álbum, originalmente programado para ser lançado através da Dame Dash Music Group em 2004, foi lançado postumamente em 2005.
PROBLEMAS COM A LEI
Em 1993, ODB foi condenado em segundo grau por tentativa de assalto e roubo, em 1994, ele foi baleado no abdomem na seqüência de uma discussão com outro rapper.
Em 1997, ele foi preso por não pagar a pensão alimentícia a três de seus treze filhos. Sua esposa, Icelene Jones, alegou que ele não tinha pago a pensão a mais de um ano.
Em 1998, ele foi culpado por assalto e foi vítima de um assalto na casa de sua namorada. Nessa última ocasião ele foi baleado nas costas e no braço, mas os ferimentos foram superficiais.
Em julho de 1998, apenas alguns dias após ter sido baleado, ele foi preso em um shopping por ter furtado um par de sapatos de 50 dolares da loja Foot Locker em Virginia Beach, embora ele estivesse com 500 dolares no bolso. Foi emitido um mandato contra ele em Virginia Beach porque ele não compareceu ao tribunal. Ele foi preso por ameaça após uma briga em que ele estava bêbado em Los Angels, algumas semanas mais tarde, e foi então (re)preso por outros motivos não muito tempo depois.
Durante uma blits no tráfego, ele foi preso por homicídio e porte de arma, o caso foi posteriormente indeferido e os detalhes permanecem até hoje sem explicação em várias versões dos acontecimentos.
Em fevereiro de 1999, ele foi preso por dirigir sem licença e ser um condenado usando um coletes a prova de balas (foi a primeira pessoa detida por essa infração). De volta a Nova York semanas mais tarde, foi preso por porte de cocaína e crack. Logo após, foi preso por posse de maconha e 20 pedras de crack. Após essa prisão, ODB pediu a polícia que sumisse com as pedras. Durante a audiência, ele chamou uma procuradora de "doadora de esperma". Esse registro criminal foi comentado por Chris Rock, em1999 foi feita uma música No Sex (No Champagne Room), com Rock afirmando que "ODB eventualmente cometeu esses crimes. Coolio também fez algumas dessas merdas".
ODB entrou na reabilitação enquanto ainda era tecnicamente um fugitivo da lei, mas um comportamento estranho durante uma data posteiror ao tribunal, o fez voltar a prisão por um breve período.
Em outubro de 2000, ele escapou do tratamento que fazia e passou um mês como fugitivo. Durante o seu tempo de fugitivo, ele se reuniu com RZA no seu estúdio de gravação. Ele então apareceu no Hammerstein Balroom, em Nova York para o lançamento de W o terceiro álbum do Wu Tang Clan. No verão de 2002, ele foi preso no interior de um McDonald's no sul da Philadelphia. Ele passou alguns dias em uma cela na Philadelphia e mais tarde foi extraditado para Manhattan, Nova York. O tribunal o condenou de 2 a 4 anos de reclusão. Ele tentou o suicídio não muito tempo depois da sua condenação.
Em maio de 2003 ele foi solto da prisão. Há rumores que há muito tempo ele era amigo de Mariah Carey.
O FUNERAL DE JONES
Inicialmente o seu comportamento estranho e problemas jurídicos fizeram de Jones um herói do povo, de acordo com o escritor Michael Agger do The New Yorker. No entanto, o crítico Steve Huey escreveu que era difícil para observadores entenderem se o comportamento errado de ODB se deve aos problemas com as drogas ou a instabilidade mental. A possibilidade de que ele continuasse assim foi parcialmente descartada. Porque ele estava agindo de uma maneira "normal" no momento.
Russel Jones faleceu aproximadamente as 17:29 em 13 de novembro de 2004 (2 dias antes de completar 36 anos) no estúdio de gravação do Wu Tang Clan (36 Records LLC na 34th West Street em Nova York). Sua morte foi anunciada menos de uma hora mais tarde. Seu funeral foi realizado no Brooklyn's Christian Cultural Center.
A declaração foi divulagado no sábado (13 de novembro de 2004) a noite, pela sua mão Cherry Jones:
"Meu filho, Russel Jones, faleceu. Para o público, ele era conhecido como Ol Dirty Bastard, mas para mim, ele era conhecido como Rusty, a alma mais generosa na terra. Aprecio todo o apoio e orações que tenho recebido. Russel era mais que um rapper, ele foi um pai amoroso, irmão, tio, e acima de tudo, filho".
Damon Dash também deu uma declaração:
"Todos nós, a família Roc-A-Fella estamos chocados e tristes pela morte súbita e trágica do nosso irmão e amigo. Russel nos inspirou a todos com seu espirito, sagacidade e coração enorme. É uma perda muito grande, e nossos pensamentos, orações e mais sentidas condolências a sua família maravilhosa. O mundo perdeu um grande talento, mas nós lamentamos a perda do nosso amigo".
A causa da morte permaneceu desconhecida até 15 de dezembro de 2004; embora ele declaradamente se queixou de dores no peito antes de cair, um ataque cardíaco não foi listado como possível causa de sua morte. Durante a autopsia inicial, um saco plástico contendo cocaína foi descoberto em seu estômago. Resultados finais da autopsia mostram que ele tinha uma mistura letal do analgésico Tramadol e elevada quantidade de cocaína em seu organismo no momento de sua morte, foi excluída uma super dosagem acidental pelo New York Medical.
OL DIRTY BASTARD
O nome vem de um filme de 1980, o filme de Meng-Hwa Ho chamado An Old Kung Fu Master, também conhecido como Mad Mad Kung Fu And Ol' Dirty & The Bastard. O filme apresenta Yuen Siu Tien aka Simon Yuen, que também pode ser encontrado em outros clássicos, como Drunken Master. Yuen Siu Tien muitas vezes desempenhado um personagem de um velho bêbado, que tinha dominado a arte marcial do Drunken Boxing.
Home
»
Discografia
,
Discografia Ol Dirty Bastard
,
Ol Dirty Bastard
,
Rap Gringo
,
Wu Members
»
Ol Dirty Bastard
Ol Dirty Bastard
Artigos Relacionados
Se você gostou deste artigo, clique aqui , ou se inscreva para receber nosso conteúdo via e-mail
0 CARA REPRESENTA!
ResponderExcluirPARABENS PELA MATERIA, SENSACIONAL!!! VALEU MANO!!!
ResponderExcluiresse era noiado de pedra msm
ResponderExcluiressa historia da menina q ele ajudou a salvar n sabia
tem uma dele tb q ele se passou por mendigo p ganhar essas "bolsa-ajuda" que o governo dá pros necessitado, uhahuauhauha....
era lombrado demais, foi consumido pela droga :(
parabens pela materia [2]
ResponderExcluiro cenario do rap mundial perdeu um pouco da graça sem o odb
aeee sim o baguio fico doido!o cara sabia vive...mas sei la nem precisava mais roba e tava robando é loko memo..talvez seja instinto dele.o o post fico foda alemao eh nois ai nem baixei pq ja tenho os que acho mais loko dele,...recomendo o primeiro e o segundo ai em baixo..falowwww
ResponderExcluirotima materia irmao concerteza o melhor do wu tang beat pessado e um flow agressivo RIP ODB
ResponderExcluirTem uma foto que não é o ODB ali na parada, é o Raekwon, a segunda foto...
ResponderExcluirMas no mais a matéria ficou loca..
Paz.
loca matéria man, parabéns
ResponderExcluirvlw manos pelos comentários.
ResponderExcluiro lance da foto era pegadinha, pra ver c álguém c ligava, poucos com vc notaram.
um salve
PAZ!
eu sou fã conheço tudo dele então o`l dirty bastardy está na minha alma e wu-tang clan até a morte
ResponderExcluirque deus tenha essa alma russell tyrone jones
Muitus parabens plu blog excelente trabalho..execelente materia du Odb..Propz de Portugal..continuem cm u bom trabalhu
ResponderExcluir*Rhytms & poetry*
Propz propz